Aumente o desempenho do seu computador.

Façam um backup do vosso computador!

1º Se o seu disco rígido estiver sobrecarregado, o sistema funcionará de forma mais lenta. Uma das formas de alterar esta situação é reduzindo o espaço disponível para o Restauro de Sistema. Este factor pode ser controlado facilmente no Windows XP, mas no Windows Vista não é tão linear. Nesse caso, o sistema guarda para o Restauro cerca de 15 por cento do espaço no disco. A única forma de reduzir este valor é através da edição do registo em HKYEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\SystemRestore\cfg


2º O normal seria o Windows Vista arrancar rapidamente. Mas quase ninguém beneficia da tão desejada rapidez. Para inverter essa situação, além de escolher os programas executados no arranque, pode também remover a visualização da área de notificação. Não só terá mais espaço, como não terá de aguardar que os pequenos ícones sejam “carregados” pelo sistema. Edite o registo em HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows \CurrentVersion\Policies\Explorer. Crie um novo valor Dword chamado “NoTrayItemsDisplay” (sem as aspas) com um valor de “1” e reinicie o sistema.


3º No separador Avançadas, nas Propriedades de Sistema, vai encontrar as opções de visualização. Escolha a opção Ajustar para melhor Desempenho. É verdade que o seu computador não vai ganhar um concurso de aparência, mas notará a diferença no desempenho.


4º Na linha de comandos escreva (sem as aspas): “C:\Windows\System32\Shutdown.exe-s” e clique em OK. Altere o parâmetro para as diferentes utilizações. Use “-l” para fazer Log Off, e “-r” para reiniciar.


5º Utilize o msconfig (tanto no XP como no Vista) para aceder ao utilitário de Configuração de Sistema de forma a parar os programas que não quer que sejam “carregados” no início do sistema operativo. No separador Iniciar, limpe as caixas referentes aos programas de que não precisa. Cuidado para não remover as aplicações de segurança. Se precisar de executar as aplicações que retirou do processo de arranque, vá ao menu Todos os Programas.


6º Aquela janela chata que insiste em aparecer quando utiliza o Windows Vista chama-se UAC (User Account Control, ou Controlo de Contas de Utilizador). Está lá para sua segurança, mas pode contribuir para a lentidão do sistema. Abra o painel de Contas de Utilizador e depois clique em Activar ou Desactivar Controlo de Conta de Utilizador.


7º Utilize a funcionalidade ReadyBoost no Windows Vista para acelerar o sistema. Esta opção recorre à memória Flash de qualquer pen drive ou outro dispositivo que tenha no seu sistema para melhorar o desempenho. Quando ligar a pen drive ou um cartão SD, por exemplo, o Windows pergunta-lhe se quer usar o dispositivo com o ReadyBoost. Se quiser, tem a oportunidade de indicar qual a capacidade de espaço de armazenamento que fica dedicada a esta opção.


8º Quando estiver entretido com o seu jogo preferido, quererá por certo obter o máximo de desempenho da sua máquina. Para tal, feche todos os programas desnecessários e que estejam a ser executados. Abra o Gestor de Tarefas e vá ao separador Processos. No Windows Vista, poderá ver uma breve descrição de cada um dos itens. No Windows XP, terá de usar os seus conhecimentos em relação aos processos. Todos os processos que tenham um nome óbvio, como sejam os referentes às impressoras, podem ser desligados.


9º Ligue um dispositivo ao seu PC e instale os controladores necessários. Daqui para a frente, mesmo que nunca mais volte a utilizar esse aparelho, os drivers vão ficar sempre guardados na máquina. O problema é que não consegue vê-los para os poder apagar. A não ser que abra Propriedades de Sistema no Painel de Controlo e vá até ao separador Avançadas. Clique em Variáveis e, por baixo das variáveis de sistema, adicione uma nova linha. Clique em Novo e escreva “devmgr_show_nonpresent_devices”. No campo de valor, escreva “1”. Volte às Propriedades e seleccione o separador Hardware antes de optar por Gestor de Dispositivos. Agora clique em Ver seguido de Mostrar Dispositivos Ocultos. Procure nas várias categorias os dispositivos que não estão a ser utilizados. Clique com o botão direito do rato em cada um deles e seleccione Desinstalar.



10º Confira às aplicações específicas maior margem de manobra dedicando-lhes mais recursos de sistema. Quando o programa em questão estiver a ser executado, abra o Gestor de Tarefas e escolha o superador Processos. Clique nele com o botão direito do rato e escolha Definir Prioridade, seguido de Acima do Normal ou Alto.



11º A desfragmentação confere um pouco mais de performance ao sistema, mas valerá mesmo a pena o tempo e o esforço que isso implica? Sim!



12º Certifique-se de que o disco rígido é o primeiro dispositivo na ordem de arranque. Gastará tempo sem necessidade se o seu BIOS estiver à procura de um sistema operativo na drive de CD-ROM ou na drive de disquetes.



13º Nos novos computadores portáteis pode-se controlar o ruído do disco rígido (através do BIOS). Se não se importar com o barulho, aumente o desempenho do disco rígido.



14º Por que razão desliga o seu PC quando o vai usar uma hora depois? Utilize as opções de energia para hibernar. É mais rápido reiniciar o sistema.



15º Prepare atalhos de teclado clicando com o botão direito do rato em cima de um atalho e escolhendo Propriedades, seguido do separador Atalho e da tecla escolhida.



16º Para melhorar a velocidade de reprodução de ficheiros de media no Windows XP, vá até O Meu Computador e clique em ferramentas, Opções de Pastas e escolha o separador Tipo de Ficheiros. Escolha o ficheiro em questão e clique em Avançadas. Clique em Novo e, por baixo de Acção, escreva “Preview”. Escreva ainda “C:\Windows|System32|Mplay32.exe” / Play “%L”. Repita o processo para cada um dos ficheiros que quer pré-visualizar. Clique em OK no final.



17º Se mover o ficheiro de paginação para um segundo disco rígido, reduz a actividade no seu disco principal. Escolha o separador Avançadas, em Propriedades do Sistema; na área de Memória Virtual, clique em Alterar, para mudar a localização do ficheiro de paginação. Certifique-se de que opta por Tamanho Gerido pelo Sistema.



18º Remova aquelas funções do sistema operativo que não utiliza. No Windows XP, abra o Adicionar/Remover Programas e remova o sinal das caixas referentes às opções que não utiliza. No Windows Vista, vá aos Programas no Painel de Controlo.

19º Mova e copie ficheiros mais rapidamente acrescentando opções de Mover Para e Copiar Para ao menu de contexto, disponível quando clica com o botão direito do rato. Abra o registo em HKEY_CLASSES_ROOT\AllFilesystemObjects\shellex\ContextMenuHandlers. Clique na opção ContextMenuHandlers e escolha Nova, Chave e chame-a Copiar Para. Repita o processo para criar uma opção Mover Para. Dê a cada chave um valor. Para Copiar Para, clique com o botão direito em Default e escreva {C2BB630-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}. Para Mover Para, escreva {C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}.



20º Toda a gente gostaria de ter um computador que inicie rapidamente. As ferramentas disponíveis em www.microsoft.com/technet/sysinternals/Security/Autoruns.mspx vão ajudá-lo a remover itens desnecessários na rotina de arranque do sistema e a reduzir o tempo de arranque.

0 comentários:

Enviar um comentário